O mais trágico dos poetas gregos em duas peças bilíngues.
“Ifigênia em Áulide” e “Ifigênia entre os Táurios”, de Eurípides. Duas peças que estão no centro do teatro grego e que ainda hoje ocupam uma posição de destaque entre os nossos clássicos.
Redescubra o espanto e o fascínio que a tragédia grega vem suscitando desde a antiguidade, com seus heróis condenados, seus conflitos irresolúveis e seu sofrimento consciente e purgante.
As duas peças em versão bilíngue, para que qualquer estudioso de grego — iniciante ou avançado — possa se aventurar e redescobrir a beleza dos versos originais.
Para facilitar a compreensão destes clássicos, carregados de referências mitológicas e alusões à cultura grega, nossa edição traz várias notas de rodapé.
No centro dessas tragédias, destaca-se a figura de Ifigênia, cuja atitude diante do seu destino trágico ainda hoje é uma fonte de admiração e enternecimento.
Entre os três maiores dramaturgos gregos, Eurípides foi o mais tocante e pungente, fato que lhe rendeu de Aristóteles o título de “tragikotatos” — o mais trágico dos poetas.
A primeira dessas peças, “Ifigênia em Áulide”, retoma uma cena pungente da mitologia grega e dos poemas homéricos.
O enredo se situa no ponto mais dramático da viagem dos Atenienses rumo a Tróia, quando as tropas ancoram na ilha de Áulide.
Nesse momento da viagem, nota-se que os ventos em direção a Tróia cessaram, deixando as tropas gregas sem condições seja de retornar, seja de prosseguir a sua rota.
E a fim de que os ventos voltem a soprar, a deusa Palas exige dos Atenienses e do Rei Agamenão um sacrifício impensável.
A segunda peça do box, “Ifigênia entre os Táurios”, narra a história de Orestes, cuja vingança contra sua própria mãe lhe havia rendido uma maldição por parte dos deuses.
Perseguido incessantemente pelas Fúrias, que castigavam seu corpo e sua consciência, Orestes consulta um oráculo e descobre que poderia livrar-se delas roubando uma estátua na ilha de Tauris.
Chegando lá, porém, Orestes é capturado e levado à principal sacerdotisa da ilha – personagem que liga, de maneira surpreendente, esta peça à peça anterior.
Além de receber dois clássicos de Eurípides sobre a heroína, você ganhará de brinde a peça de Francisco Dias Gomes, poeta e dramaturgo português do século XVIII.
Contemporâneo de Bocage, Francisco Dias Gomes foi um grande mestre da língua portuguesa - e como tal, soube dar um acabamento único ao clássico da tragédia grega.
Eurípides foi o mais jovem dos três maiores tragediógrafos gregos, nascido por volta de 480 a.C.
Seu estilo, mais dinâmico e comovente que o dos seus antecessores, refletia um gênio inquieto, típico de um autor aberto às novas ideias que então despontavam.
Não à toa, as suas obras são as mais numerosas entre as que se preservaram desta época, contando com 18 peças completas.
E isso se deve, em grande parte, à nitidez com que o sofrimento e as agitações da alma humana aparecem em seus clássicos.
Por isso, escolhemos duas peças incríveis deste autor, ainda hoje capaz de sensibilizar o leitor moderno e fazê-lo sentir na pele os dramas que moviam os gregos.
Somos um clube de livros dedicado aos clássicos. Nossos assinantes recebem, todos os meses, um clássico da literatura e brindes.
Ao adquirir nosso box do poeta Eurípides, você se tornará membro do clube, unindo-se a outros milhares de amantes dos clássicos.
Escolha seu plano, informe seus dados e selecione um meio de pagamento.
O box anunciado sempre é entregue no mês seguinte ao da assinatura.
Receba um novo box a cada mês e monte sua biblioteca de clássicos.
Somos um clube de livros por assinatura. Entregamos na casa de nossos membros, mês a mês, um box com obras selecionadas e editadas exclusivamente pelo Clube. Cada box contém um clássico da literatura acompanhado de brindes exclusivos, que podem ser itens como marca-páginas, retratos dos autores, cadernetas, ou um segundo livro menor. Tudo isso relacionado ao tema do clássico de cada mês. E ainda tem mais…
Além dos livros e do material físico, os membros recebem materiais on-line, como guias de leitura e vídeo-aulas. Eles proporcionam uma maior proximidade com as obras e uma experiência de comunidade entre os amantes da literatura clássica. Junte-se a nós tornando-se um membro do Clube!
A obra clássica de cada mês é revelada em nossas redes sociais no início do mês correspondente. Ou seja, você fica sabendo, no mês anterior ao do recebimento, todo o conteúdo do seu box. Fique sempre atento às nossas redes sociais!
Há dois planos disponíveis.
Plano mensal: o membro do clube adquire uma assinatura mensal com renovação automática, recebendo o nosso box completo. Essa modalidade de assinatura é renovada mensalmente.
Plano Mecenas (anual): o membro do clube adquire uma assinatura anual com renovação automática após 12 meses, pagando o valor total em até 12 parcelas. Além do box mensal, os membros Mecenas têm acesso à Loja do Clube e brindes exclusivos ligados a esse plano de assinatura no momento da adesão.
Sim. Os assinantes do Plano Mecenas e os membros do Planos Mensal com seis meses consecutivos de assinatura confirmada têm acesso à Loja do Clube, onde são disponibilizadas as edições de meses anteriores e produtos exclusivos.
O box é enviado para a sua casa até o dia 15 do mês seguinte ao qual foi realizada a assinatura. O tempo médio de entrega, quando seu box chega na transportadora, é de dez dias, podendo haver maior demora nas entregas para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Sim, com data marcada para o mesmo dia em que você realizou a primeira compra. Pelo cartão de crédito, a cobrança é automática. Se a opção de pagamento escolhida for o boleto bancário, um novo será encaminhado automaticamente para o seu e-mail alguns dias antes do vencimento/renovação da assinatura.
Sim, você pode! Escolha a nova modalidade de assinatura, confirme seus dados e escolha a forma de pagamento. A partir do mês seguinte, você estará inserido no novo plano escolhido.
Se ainda estiver com alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte e ajudamos você no passo a passo na atualização de plano.
Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento, mas a condição para o cancelamento dependerá do plano contratado:
Plano mensal: o cancelamento pode ser realizado diretamente no perfil do assinante em nosso site, acessado através do menu "Login", com antecedência mínima de 05 dias da próxima renovação automática.
Plano Mecenas (anual): associados do plano anual que desejarem, dentro do período de vigência da assinatura, cancelar o seu plano, poderão fazê-lo mediante pagamento de multa de R$20 por cada mês cancelado. Não será necessário realizar um novo pagamento em seu cartão desse valor. No estorno dos valores restantes a equipe irá realizar o desconto da multa automaticamente. Para solicitar o cancelamento do seu plano, comunique sua decisão pelo e-mail: cancelamento@literaturaclassica.com.br.